Tem coisa mais gostosa que uma noite de queijos e vinhos?
Os queijos podem ser servidos de várias maneiras... Podem ser a estrela da noite ou apenas coadjuvante, quentes ou frios, acompanhados de frutas ou pães, com geléias ou pimenta, azeite ou mel.... Milhões de possibilidades!
Ultimamente tenho usado muito a raclette. Dá para inventar, criar bastante. Vou mostrar para vocês dois dias de raclette, um jantar e um almoço e suas variações de acompanhamentos. Amo! É muito bacana porque cada um monta seu prato com o que gosta de comer e em uma mesma refeição podemos variar muito usando elementos picantes, doces salgados, leves ou mais fortes. É uma explosão de sabores!
Ganhei esta racletteira elétrica de uma tia do meu marido que é muito querida e sabe muito bem o que é bom, gostoso e diferente. Ela mora na Europa e lá eles costumam usar bastante, tanto quanto Fondue. Aqui no Brasil, pelo menos em Minas Gerais, as pessoas não usam muito. Acho que não usam porque não conhecem, porque se conhecessem... Tenho certeza que iriam fazer demais porque é muito gostoso e pode transformar uma simples reuniãozinha em algo muito especial.
Vamos falar um pouquinho sobre raclette. O raclette é um queijo suíço. A raclette é um prato de origem suíça, uma combinação de diversos ingredientes com queijo derretido, em especial o já mencionado queijo raclette.
A maneira mais autêntica de degustar a raclette seria perto de uma fogueira, ao ar livre, com queijo raclette, como o faziam os pastores que a inventaram. Hoje em dia, aparelhos elétricos fazem as vezes das antigas chamas e nos permitem apreciar esse prato dentro de casa.
O queijo, dentro da pá, é introduzido embaixo da grelha elétrica até derreter e enquanto o queijo derrete, a gente conversa, dá risada e vai preparando o prato com os outros ingredientes complementares. Li em um site especializado que, para os suíços, fazer raclette é um pretexto para reunir as pessoas, comer e bater papo, sem pressa, e que raclette não precisa ter receita, precisa ter apresentação. Resumindo: raclette é tudo de bom!
A gente usa a grelha de cima (coletiva) e as pazinhas individuais que você já pode criar misturando vários ingredientes da mesa. Adoro colocar um pedaço de raclette com figo, mel e gorgonzola; parmesão com abacaxi; emmental com abobrinha e pesto; gouda com geléia de damasco; brie com shimeji... A sua imaginação é o limite!
Bom, vamos às fotos do jantar, o almoço vou colocar no próximo post.
Este jantar foi na casa da minha sogra e preparei junto com minha cunhada. Os queijos escolhidos foram raclette, coalho, emmental e gouda.
Usamos também contra-filé, tilápia, presunto de parma, pães variados, berinjela, aspargos, geléia de pimenta e de manga, abacaxi, figo, molho chimichurri, cebola, molho tarê, mel, pimenta do reino. Servimos também batatinhas cozidas com casca acompanhadas de molho tipo barbecue.
Minha cunhada preparou um requeijão em barra que ficou top. Esta é uma ótima opção para servir com torradinhas. É só colocar o requeijão em barra, azeite e lâminas de alho desidratadas durante 30 segundos no microondas. Se for necessário, coloque mais 30 segundas e sirva em seguida.
Bacana, não é? Fica muito gostoso e com certeza vai fazer sucesso em uma noite especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário