segunda-feira, 2 de junho de 2014

Domingo de Outono...

Ontem foi um ensolarado e friozinho dia de outono...

Para aproveitarmos o calorzinho do sol resolvemos almoçar no jardim. Meu marido montou uma barraca para as crianças e, assim, tivemos um agradável dia de domingo.



À tarde servi um suflê de chocolate bem fácil de fazer, o único inconveniente é que a massa tem que ficar 24 horas na geladeira... Mas vale a pena.

Peguei esta receitinha no programa 'Cozinha Prática' da Rita Lobo. Estávamos assistindo GNT há uns dias atrás e passou esta receita. Minha filha mais velha (4 aninhos) falou na hora: "ai mamãe, faz pra mim..."rs



Suflê de chocolate
 
Ingredientes:
♥ 160g de chocolate meio amargo (50% cacau)
♥ 1 colher (sopa) de cachaça
♥ 4 ovos
♥ ¼ de xícara (chá) de açúcar
♥ Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Modo de preparo:
Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma tigela refratária grande e leve ao micro-ondas para derreter. O tempo pode variar, então, coloque para rodar de 1 em 1 minuto, até amolecer. Misture bem e deixe esfriar. Unte 6 xícaras pequenas com manteiga e polvilhe com açúcar cristal – ele forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. 

Separe as claras das gemas dos 4 ovos, que devem estar em temperatura ambiente. Junte a cachaça às gemas e misture bem com um garfinho. Somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, misture as gemas ao chocolate. Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de tamanho. Para começar, deixe a batedeira em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte a metade do açúcar. Aumente a velocidade e assim que elas começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Teste o ponto das claras em neve com um garfo ou com o próprio batedor da batedeira. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer muito.

Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima. Transfira a massa para as xícaras, limpe as bordas com papel-toalha e leve à geladeira por 24 horas. Na hora de servir, preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta); coloque os ramequins numa assadeira e leve para assar por cerca de 15 minutos, até crescer. Sirva a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário